Ultramen retorna a Santa Maria como a principal atração do Sambari Day

Ultramen retorna a Santa Maria como a principal atração do Sambari Day

Foto: Divulgação

Ultramen vai levar mais de 30 anos de história para o palco do Sambari Day

No começo dos anos 1990, mais especificamente no ano 1991, uma banda subiu ao palco para realizar o primeiro show em Porto Alegre – e não tocou mais do que três músicas. A organização do evento desligou o som porque pensou que o grupo estava quebrando a estrutura do palco. Era apenas o público que, cheio de energia, estava subindo ao palco e pulando de volta na plateia. Essa foi a emocionante estreia da Ultramen, que hoje tem mais de 30 anos de história, registrados no documentário Ultramen 30 anos - A História de Uma das Bandas Mais Icônicas de Porto Alegre.

Se tem uma coisa que a banda manteve nesses anos de trajetória, é a vitalidade e a capacidade de abraçar o novo, evidenciada pela fala de Tonho Crocco, vocalista da banda, que está empolgado com o retorno à cidade:
– Eu gosto de ir nos shows de outras pessoas. Tem gente que pára no t

Foto: Divulgação

empo, eu não parei, tô gravando com MCs jovens, tô aprendendo com eles. Quero ver o melhor que Santa Maria tem a oferecer aí no sábado. A gente tá muito ansioso mesmo para voltar e mostrar essa nossa história e com certeza vocês fazem parte dela!


Segundo Tonho, a história da banda Ultramen com Santa Maria é antiga, sendo a cidade que abrigou o segundo show da banda fora de Porto Alegre, em uma época que a banda não tinha disco ainda:

– Me lembro que sempre foi uma cidade muito universitária e jovem. A gente sempre ficava no mesmo hotel, ali na descida da praça Saldanha Marinho. Teve um show também que correu o Rio Grande do Sul inteiro que era Geraldo Flach, Renato Borghetti e Ultramen. Um erudito, um regional, e nós os malucos, os roqueiros. Essa é uma das coisas que eu mais me lembro – recorda Tonho.


Sobre o show, o público pode esperar uma verdadeira festa no palco, porque o repertório celebra os 30 anos da banda com músicas dos cinco álbuns: Ultramen, Olelê, O Incrível Caso da Música que Encolheu e Outras Histórias, Capa Preta e Tente Enxergar.


A cena musical santa-mariense no Sambari Day

A Sambari em formato de festival é inédita. São 14 horas de festa com mais de 15 atrações divididas em três palcos, sendo um deles ao ar livre. A ideia é construir uma atmosfera multicultural com várias frentes artísticas, principalmente as locais.

– Realização é o sentimento que define esse momento. A gente tá muito realizado, apesar de toda correria, pra entregar esse evento. Plantamos essa sementinha há muito tempo atrás lá em 2015 na quadra da Unidos do Itaimbé, com evento pequeno num domingo à tarde, com mais ou menos 300 pessoas. É muito valioso pra gente entregar um festival – comenta Bruno Souza, mais conhecido como Bruneres, que organiza o festival.

Além da consolidada banda Ultramen, também passarão pelo palco atrações locais como: Banda Milho Verde, Evelíny Pedroso, Trio Laiá, Samba Move e diversos DJs. Outra novidade dessa edição é a pista Balancinho, que chega com uma vibe discoteca, envolvendo funk soul, anos 80, house, nu-disco, brasilidades, afrohouse e experimental.


Ricardo Borges, um dos artistas locais que vai se apresentar na Sambari pela banda Milho Verde, acredita que eventos como esse são importantes para mostrar a diversidade do cardápio musical da região:

– Uma das melhores partes de participar de um festival é a oportunidade de realizar trocas com outras bandas e artistas. A maioria de nós já participou tocando em outros festivais do Rio Grande do Sul e do Brasil e sabe que isso proporciona lindos encontros. A Ultramen é uma banda maravilhosa, boa parte da banda cresceu ouvindo eles em algum momento. Posso falar pela banda que curtimos muito o som deles! É uma grande oportunidade para colocar Santa Maria no "mapa", no sentido de trazer mais artistas consagrados para cá.

O festival também contará com intervenções artísticas, exposições, feirinha, food trucks e infinitas possibilidades que essa nova atmosfera pode proporcionar.


Cronograma: Sábado - 23/07

  • Palco Sambari: Ultramen, Milho verde, Eveliny, SambaMove, Trivela, Bruneres, Dj Vr3no, Gui Posser, Petermann.
  • Palco Unidos: Atílio Alencar, Trio Laiá e Vonoyá
  • Pista Balancinho: Tilo, Tocadico, Bergesch, Dsant e Dotta.
  • Intervenções artísticas: Umbigo de Bruxa e Vox Circus.


Agende-se para a Sambari Day

  • Quando – 23 de julho, às 16h
  • Onde – Floratta - Espaço de Eventos,  Rua Casemiro de Abreu, 59 - Nossa Sra. do Perpétuo Socorro
  • Ingressos – R$ 60,00 pelo site Sympla, nos pontos de venda Dona Maria Head Shop, Muvuca Bar ou com promoters.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Mirella Joels

POR

Mirella Joels

mirella.joels@diariosm.com.br

Pe Lanza volta a Santa Maria em carreira solo e não descarta retorno da banda Restart Anterior

Pe Lanza volta a Santa Maria em carreira solo e não descarta retorno da banda Restart

Próximo

Toquinho traz o espetáculo “A Arte de Viver” para a Quarta Colônia

Cultura